Defesa x Ataque, quem leva a melhor?

No domingo, à partir das 18h, o Jacksonville Jaguars enfrenta o New England Patriots em Foxboro, disputando o título da conferência americana, a AFC, e consequentemente, é o jogo que garante vaga no Super Bowl.
Jacksonville é sem dúvida uma das grandes zebras da temporada, conforme já dissemos em previews anteriores que você pode ver aqui e aqui.
 
Nos playoffs já enfrentaram o Buffalo Bills, que foi um jogo beeem complicado e de placar apertado, e na sequência, enfrentaram os Pittsburgh Steelers e tiveram uma performance muito superior. O principal problema que podemos analisar nessas duas vitórias dos Jaguars, é com relação ao jogo aéreo e claro, Leonard Fournette, o running back calouro sensação da temporada.
 
No jogo contra os Bills, Fournette, apesar de muitas carregadas, conseguiu avançar muito pouco, com uma média de apenas 2 jardas por tentativa. Até o QB Blake Bortles correu mais que ele. Os Bills fizeram um ótimo trabalho em anular Fournette quase que na linha de scrimmage, e limitando Bortles a completar apenas 12 passes. A defesa dos Jaguars fez seu trabalho e parou o ataque dos Bills, e graças a isso, venceram aquela partida por 10 à 3.
 
Contra os Steelers a história já foi completamente diferente. Fournette fez a festa, correu para 109 jardas e marcou 3 touchdowns. O jogo acabou sendo bem disputado até o final, pois estamos falando do trio BBB (Ben, Bell e Brown), e eles não dariam essa vitória fácil aos Jaguars.
 
O ponto é, será que a defesa do New England será capaz de segurar Fournette? Ou então, será que uma das melhores defesas da liga (Jaguars), será capaz de parar um dos melhores ataques com um QB experiente em playoffs como Tom Brady?
 
Vamos comprar os números das duas equipes na temporada regular, tanto no ataque, quanto na defesa:
 
Ataque:
Por incrível que pareça, o ataque das duas equipes na temporada regular não foi tão diferente, mas New England teve 41 pontos a mais e uma média de 28 jardas a mais por jogo. Além disso, New England protege mais a bola, quando falamos de fumbles. Veja os números abaixo:

 
Porém, a principal diferença do ataque é exatamente entre os quarterbacks:

Tom Brady é o 1º da liga e Blake Bortles o 11º. Além de lançar muito mais passes (385), Tom Brady teve uma % de passes completo superior ao QB dos Jaguars, mesmo sendo sacado 11 vezes a mais e sempre muito pressionado. Sem dúvidas, podemos atrelar esses bons números do ataque dos Jaguars ao jogo terrestre da equipe, e não tanto ao jogo aéreo.
 

O principal problema de Bortles foi a inconsistência durante a temporada. O QB teve jogos incríveis com rating maior que 120, mas chegou a ter um rating de 33 até. O importante é saber qual Blake Bortles entrará em campo contra o New England.
 
Para New England, apesar do ataque desfalcado com relação ao ano passado (sem Julian Edelman que perdeu a temporada toda devido a uma lesão, e sem o RB LeGarrete Blount,que foi trocado para os Eagles), Tom Brady conseguiu ter bastante diversidade: Brandin Cooks foi uma grande arma para big plays, uma vez que Chris Hogan também se lesionou durante a temporada mas retornou semana passada. Além disso, Rob Gronkowski, Danny Amendola, James White e Dion Lewis, deram conta do recado.
 
Defesa:
Nesse quesito, a defesa dos Patriots tem sido o tendão de Aquiles da equipe. Apesar de ter recuperado algumas estatísticas (principalmente a de pontos cedidos, que no final das contas é o que mais importa), ela oscilou demais durante a temporada. Foi muito mal no começo, veio melhorando, mas apresentava muitas falhas. Sem Dont’a Hightower, o pass rush da equipe (que já não é dos melhores), ficou muito debilitado. Com isso, não conseguiam pressionar muito os quarterbacks adversários e nem segurar o jogo terrestre. A secundária também apresentava muitas falhas, e o reforço milionário, Stephon Gilmore, demorou a se encontrar em campo.

Por outro lado, quem não teve problemas com a defesa foi o Jacksonville Jaguars, que foi uma das melhores da liga, terminando em 2º com 55 sacks, pressionando muito os quarterbacks adversários, marcando muito bem o jogo aéreo, mas nem tanto o jogo terrestre (21ª da liga).
Patriots x Jaguars não se enfrentaram durante a temporada regular, e esse será um dos grandes desafios que ambas as defesas terão no domingo. De um lado, Jaguars que precisa parar um dos melhores quarterbacks da liga, com um ataque diversificado e um dos maiores técnicos da história da NFL, Bill Belichick, velho de guerra já em playoffs, do outro, os Patriots que precisam neutralizar um dos melhores RB da liga, Leonard Fournette, para forçar Bortles no jogo aéreo, onde a probabilidade de cometer mais erros é maior.
 
Novamente, os Patriots são favoritos para vencer essa partida, mas durante essa semana uma variável importante tomou conta dos noticiários. Tom Brady machucou a mão direita (a que lança), no treino. De acordo com exame de raio-x, não houve nenhum problema estrutural, mas talvez por precaução e para poupá-lo, o QB não participou do treino de quinta-feira.
 
A expectativa é que isso não afete o desempenho do quarterback, por se tratar de uma lesão sem muita gravidade conforme vem se noticiando, porém já foi o suficiente para especulações se Tom Brady jogará a partida ou se Brian Hoyer, seu QB reserva entrará no lugar. Especulou-se até se isso não seria uma estratégia de Bill Belichick para ‘bagunçar’ a preparação dos Jaguars. Porém, mesmo sem Brady, a vantagem dos Patriots sobre os Jaguars nas casas de aposta caiu apenas 2 pontos, ou seja, continuam sendo franco favoritos.
 
Vale lembrar que em jogo de playoff, nada está garantido, principalmente essa temporada onde na temos os Jaguars como finalista da AFC, e pela NFC, Vikings e Eagles, ambas equipes comandadas por quarterbacks reservas (Case Keenum e Nick Foles) – quem imaginaria?
Realmente, estamos vivenciando uma temporada inesquecível.
 
Bom, tudo isso que eu falei aqui, veremos quem leva a melhor no domingo, a partir das 18h, com transmissão exclusiva da ESPN.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: